terça-feira, 2 de junho de 2020

Atualização Mensal: Maio/2020 (R$ 149.470,97 / + R$ 11.880,44)

Mais um mês com boa valorização, porém completamente ilusória. Minha carteira teve um aumento de incríveis 8,63%, puxados principalmente pelo aporte acima da média e pela alta no valor das ações, no entanto não vejo isto como uma retomada do mercado.

Vocês já deram uma olhada no Ibovespa dolarizado? Ainda estamos em uma mínima histórica, abaixo dos valores atingidos durante a crise de 2008. O que me faz acreditar que esta valorização reflete apenas a desvalorização de nossa moeda no mercado internacional. 

Em outras palavras, estamos andando de lado.

Segue o gráfico de evolução:



Agora a composição do portfólio:



Apesar do realismo excessivo, não posso deixar de reconhecer que o aumento de aproximadamente 12 mil reais em um único mês é expressivo para mim. Dei uma olhada no meu histórico e no primeiro ano investindo acumulei apenas R$ 8.600,00. Agora, três anos depois, já estou beirando os 150 mil reais... Vou tirar cinco minutos do meu dia para comemorar quando este grande marco (sei...) for atingido.

Por fim, acho que os aportes acima da média estão chegando ao fim. É impressionante como minha taxa de poupança beirou os 90% apenas por não estar saindo de casa. Preocupante para a economia, pois imagino que eu não seja a única pessoa nesse país que está deixando de consumir bens e serviços por ficar isolado em casa.

Como acho que os governos não conseguirão manter os isolamentos por muito mais tempo (infelizmente para a nossa saúde e felizmente para a economia), em breve iniciaremos a retomada gradual das atividades cotidianas, o que significa um aumento nos gastos até os patamares anteriores.

Nota:

Alguém consegue me indicar algum lugar para estudar estratégias passivas de investimento em FII? Estou planejando iniciar minha exposição em imóveis.  




4 comentários:

  1. Cara temos que comemorar mesmo com as nossas metas atingidas. Outra dica tente usar o método de cálculo de cotização isso lhe ajuda a saber exatamente qual foi a valorização dos seus investimentos, pois ela já desconsidera os aportes, oque não vai influenciar na sua analise. Forte abraço e vamos juntos conquistar os milhões e quem sabe os bilhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Eu uso a planilha do ADP. +5,54% pelo sistema de cotas.

      Só acho a informação meio sem importância enquanto o patrimônio é pequeno, por isso não vou ficar divulgando.

      Abraço!

      Excluir
  2. Fala VSF!

    Ótimo aporte, também estou aproveitando essa quarentena para aumentar minha taxa de aporte. Logo deve acabar essa quarentena, mas acredito que vai demorar ainda para que a economia volte.

    Um lugar que vejo sempre sobre FII é dois canais no Youtube: Investidor Sincero e o Canal do Holder.

    São ótimos canais, principalmente o primeiro.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Vou dar uma olhada nos canais.

    Valeu a dica!

    ResponderExcluir